São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
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Educador acha que evasão cai

DA REPORTAGEM LOCAL

A introdução de ciclos no ensino fundamental pode levar à diminuição da evasão escolar.
Essa é a opinião de três dos quatro educadores ouvidos pela Folha. De modo geral, eles consideram boa a idéia dos ciclos.
Para o professor Alípio Casali, da Faculdade de Educação da PUC-SP, a ligação do aluno das camadas mais pobres com a escola é muito frágil. "A organização serial anual aumenta muito a possibilidade de repetência, o que é um desestímulo para a criança."
Antônio Joaquim Severino, 56, professor da Faculdade de Educação da USP, afirma que, em tese, o sistema é válido. "Vai depender de como será feita a avaliação."
O ex-secretário municipal de Educação Mario Sergio Cortella defende a idéia de ciclos, mas afirma que sua implantação tem de ser acompanhada de outras medidas, como a dedicação em tempo integral dos professores.
Cortella, em cuja gestão foi implantado o sistema na rede municipal, considera a seriação uma "criação inútil de obstáculos para o aluno", mas critica a decisão da secretaria afirmando que "ninguém em sã consciência implanta um projeto com o ano em curso."
Para o presidente do Conselho Municipal de Educação de SP, João Gualberto de Meneses, 68, a medida não resolve os problemas de evasão e repetência. Segundo ele, essas questões só serão resolvidas com um sistema de avaliação contínua e a elaboração adequada do conteúdo programático.

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