São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação de pais critica medida

DA REPORTAGEM LOCAL

A presidente da Associação de Pais e Alunos do Estado de São Paulo, Hebe Tolosa, 48, disse ontem que a entidade é contra a decisão da Secretaria Estadual da Educação. A secretaria quer acabar com a repetência entre a 1ª e a 4ª série e entre a 5ª e a 8ª série do primeiro grau.
"Só vamos aumentar o número de semi-analfabetos que existem no país. O fim da repetência não implica mais eficiência, mais qualidade. Esse método faz com que a educação seja sacrificada pela economia", disse ela.
Hebe afirmou que o Estado só está preocupado em tirar o aluno da escola para economizar. "O aluno está custando caro, então a maneira mais simples de economizar é tirá-lo da escola."
Segundo a educadora, a entidade não seria contra o fim da repetência por disciplina, mas que a proposta da secretaria é antieducativa.
"A Rose (Neubauer, secretária da Educação de São Paulo) não ouve ninguém. Ela simplesmente toma as decisões sem consultar outras pessoas."
Segundo ela, a nova Lei de Diretrizes e Bases é uma arma poderosa que pode ser usada de forma irresponsável.
"Se o educador Darcy Ribeiro pudesse dizer um palavrão, diria. Quando ele pensou em uma lei que permitisse tudo, pensou em melhorar o nível da educação. Não nisso que São Paulo está fazendo." Para Hebe, os pais deveriam pedir as escolas ao governo. "Estariam mais bem administradas."

Texto Anterior: Educador acha que evasão cai
Próximo Texto: Microônibus serão usados em linhas especiais de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.