São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franco tem imagem de bom negociador

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Os investidores norte-americanos reagiram com tranquilidade à entrada de Gustavo Franco na presidência do Banco Central (BC), substituindo Gustavo Loyola.
Analistas da JP Morgan e da Salomon Brothers consideraram positiva para a imagem do Brasil a nomeação de Franco. No período em que foi o responsável pela área internacional do BC, ele ganhou fama de bom negociador.
Eles lembraram a importância de Franco na emissão de US$ 3 bilhões de "global bonds", títulos de 30 anos, com vencimento em 2027, que alongou, em junho, o perfil da dívida externa brasileira.
George Rexing, da corretora inglesa Robert Fleming, em Nova York, afirmou que o primeiro impacto da nomeação de Gustavo Franco foi positivo.
"Assim que saiu a notícia, as ações da Telebrás chegaram até a subir um pouco", disse Rexing.
Um dos motivos para a reação tranquila, segundo o operador, foi o fato de o governo brasileiro ter anunciado o nome logo, não dando margem a especulações.
Ivan Kraiser, da Fator Securities, também em Nova York, disse que "Gustavo Franco já ditava as regras no BC. Assumir a presidência significa que o governo deve manter a política cambial".
Paulo Leme, economista-chefe do banco norte-americano Goldman Sachs, em Nova York, disse que os investidores interpretaram a nomeação de Franco como reafirmação do compromisso do governo com as reformas estruturais e a política cambial.
"Para os investidores, Franco é a voz mais ativa e lúcida no país quando se trata da cobrança de avanços nos elementos do Plano Real que estão mais atrasados, principalmente o ajuste fiscal e o uso da receita das privatizações na redução da dívida pública."
Suhas Ketkar, chefe do departamento de economia da América Latina do First Boston, em Nova York, disse que a mudança no BC não deixou ninguém nervoso nos mercados internacionais. "Franco é um nome respeitado na comunidade financeira."

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Serra sabatinará presidente do BC
Próximo Texto: Malan não descarta novas mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.