São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra sabatinará presidente do BC

Senador e Franco têm divergências

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Serra (PSDB-SP) -que diverge da política cambial defendida por Gustavo Franco, que não fala com o senador- é o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), que vai sabatinar o novo presidente do Banco Central e aprovar sua indicação para o cargo, antes da votação em plenário.
Serra não foi encontrado pela Folha para comentar a demissão de Gustavo Loyola da presidência do Banco Central e o anúncio de sua substituição por Franco. Sua assessoria informou que ele está no Chile, de onde retorna no dia 5.
Caberá a Serra, que fica enfraquecido com a troca no BC, designar o relator da matéria -encarregado de instruir a sessão da CAE- e presidir a sabatina de Franco. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) avisou que a oposição vai questionar "profundamente" o novo presidente do BC sobre política cambial.
A sabatina deverá ocorrer na próxima semana, após a leitura em plenário da mensagem do presidente Fernando Henrique Cardoso com a indicação do economista.
A mensagem ainda nem chegou ao Congresso, que está em recesso. As atividades legislativas normais começam na próxima sexta-feira, dia da primeira sessão -não deliberativa- do segundo semestre.
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), disse que a leitura da mensagem deve ocorrer no dia 4 ou 5. "Após a leitura, pediremos urgência para a arguição e votação na CAE", afirmou ACM, destacando que o processo será o mais rápido possível.
Após a leitura deve haver um prazo mínimo de três dias para que o candidato seja arguido, em sessão pública, sobre assuntos pertinentes ao novo cargo. As votações na CAE e no plenário são secretas.

Texto Anterior: Franco recebe embaixador
Próximo Texto: Franco tem imagem de bom negociador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.