São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kia anuncia plano de reestruturação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O grupo sul-coreano Kia, oitavo maior conglomerado do país, anunciou ontem um plano de reestruturação para tentar superar suas dificuldades financeiras.
Pelo plano, o grupo vai reduzir de 28 para cinco o número de subsidiárias, vender bens imóveis e demitir 8.800 dos 44 mil funcionários. Também está previsto o corte de custos.
Os credores do grupo, no entanto, criticaram o plano, que foi considerado insuficiente e impreciso. Entre os credores, estão 59 bancos. Os credores querem intervir na administração do grupo e propõem a venda da filial da Asia Motors.
As críticas ao plano de reestruturação foram divulgadas depois de uma reunião entre os credores e o presidente do grupo Kia, Kim Sun-Hong. Na ocasião, Sun-Hong explicou os detalhes do plano que prevê a recuperação da saúde financeira do grupo. A reunião continuará amanhã.
Enquanto durou a reunião, as ações da Kia subiram na Bolsa de Valores de Seul devido a especulações sobre o seu futuro. Entre elas, estava a informação de que a Kia seria absorvida pelo grupo Samsung. Outra hipótese era uma aliança entre os grupos Daewoo e Hyundai para comprar a Kia.
Na pauta da reunião, estava prevista a aprovação de um empréstimo de emergência de US$ 211 milhões para o grupo.

Texto Anterior: Produção industrial do Japão cai 3,1%
Próximo Texto: O cenário de Malan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.