São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

600 anos de praia

CARLOS SARLI

Somadas as idades dos 24 surfistas convidados, chegamos a cerca de 600 anos. De títulos em campeonatos mundiais da ASP, mais de 70. Três campeões mundiais. O inventor da hoje unânime triquilha. O eterno rei de Pipeline. O recordista de permanência entre os top-sixteen.
Esse é um breve perfil dos afortunados do The Oxbow World Master Championship, que reuniu na semana passada a primeira geração de atletas do circuito mundial de surfe. O australiano Peter Drouyn, 48, era o mais velho, Glen Winton, 36, o mais novo, no evento que teve uma média de 38 anos entre os competidores.
O local da reunião, onde muita história se contou e muita gozação se fez da cintura alheia, foi a paradisíaca ilha de Tavarua, no arquipélago Fiji, no Pacífico. A competição aconteceu em um point-break isolado no meio do oceano e exclusivo para hóspedes da ilha-hotel: Cloudbreak.
Aqueles que pararam de competir nos anos 70 nunca haviam disputado uma bateria. Homem a homem, mas com a ajuda das ondas, tubos perfeitos de dois a quatro metros, os dinossauros surpreenderam.
Na final, dois quarentões de escolas distintas: o australiano Terry Richardson, 41, e o havaiano Michael Ho, 40. Na água, os juízes e poucas testemunhas. Entre elas, câmeras fotográficas e filmadoras registraram a vitória e o primeiro título mundial de Masters para Richardson, única nota dez. Reunir lendas como o Gerry Lopez, Shaun Tomson, Peter Townend e Cheyne Horan foi uma idéia viabilizada pela marca francesa Oxbow, que merece elogios. Como disse Wayne "Rabbit" Bartholomew: "Estou feliz que isso tenha acontecido antes de estarmos totalmente relegados ao ferro-velho".
O objetivo agora é fazer com que o Mundial de Masters vire um circuito com três ou quatro etapas, nas melhores ondas do planeta, a partir de 98.

Texto Anterior: Qual é o tamanho do negócio futebol?
Próximo Texto: WQS; Longboard
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.