São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

SPC vai avisar quem estiver inadimplente

Cartas serão enviadas a partir do dia 5

JULIANA GARÇON
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do dia 5, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito, da Associação Comercial de São Paulo) passará a enviar cartas avisando o consumidor de sua inclusão, como inadimplente, nos arquivos do serviço.
O registro será feito três dias depois da postagem da carta, que conterá o nome da empresa que fez o pedido e o número do contrato, ou seja, do carnê não quitado.
O valor devido não será informado, de acordo com José Carlos Pinto dos Santos, gerente de operações do SPC.
Em maio, a Associação Comercial de São Paulo firmou acordo com o Ministério Público a fim de atender ao Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual a administradora tem de informar o consumidor de que ele está sendo registrado como devedor.
Sem surpresa
Santos acredita que, salvo em casos especiais, os consumidores dificilmente serão surpreendidos pela carta. Isso porque a inclusão no banco de dados do SPC só pode ser feita após 30 dias de atraso. "Nesse prazo, o devedor já foi cobrado pela loja."
Sabendo que terá seu nome na lista do SPC, o consumidor ainda poderá ligar para a loja ou prestadora de serviços a fim de negociar a dívida.
A empresa pode cancelar o pedido de registro ao SPC, evitando que o inadimplente fique com o nome "sujo" na praça.
O SPC ainda não sabe se as notificações -e as eventuais negociações- farão com que caia a taxa de inclusões no serviço.
Até 30 de julho, o número de consultas havia crescido 20,5%, comparado a igual período de 96.

Texto Anterior: Bancos prometem manter a operação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.