São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atenas abre Mundial para ganhar Olimpíada

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS E DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do 6º Campeonato Mundial de Atletismo, que começa hoje, em Atenas, não economiza números para fazer do evento um dos melhores já realizados.
Com a proximidade da escolha da sede para a Olimpíada de 2004, no mês que vem, e estando Atenas entre as finalistas -ao lado de Buenos Aires (ARG), Cidade do Cabo (AFS), Roma (ITA) e Estocolmo (SUE)-, o Mundial será uma boa oportunidade para a cidade mostrar, ou não, que pode receber uma Olimpíada de novo.
O Mundial, que começa hoje e conta com 200 países, 1.225 homens e 732 mulheres, terá detalhes em comum com as Olimpíada de 1896, a primeira da Era Moderna, também em Atenas.
Um exemplo é a maratona, que fecha o evento no dia 10 e que terá o mesmo percurso do percorrido 101 anos atrás.
O Brasil está representado por 26 atletas, sem grandes pretensões de medalha. O objetivo da delegação é chegar ao maior número de finais possível, com chances maiores no revezamento 4x100 m, salto em distância, com Nelson Ferreira, e 400 m, com Sanderlei Parrela.
Por pouco a festa não foi comprometida, já que muitas das estrelas internacionais só confirmaram a participação depois de convites da Federação Internacional de Atletismo ou pressão de patrocinadores.
O norte-americano Michael Johnson, o etíope Haile Gebrselassie e a francesa Marie Jose Perec, todos campeões olímpicos, são alguns deles.

Texto Anterior: Tenista atira raquete no chão e discute com juiz
Próximo Texto: Federação reduz pela metade a pena por doping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.