São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos abordam vinhos e cozinha tailandesa

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma aula acompanhada da degustação de vinhos famosos no restaurante Fasano. Um curso de culinária rápida para quem não tem tempo de pilotar o fogão. Entre a enologia sofisticada e a cozinha prática, há várias opções de cursos para os amantes da boa mesa a partir deste mês.
Cozinha francesa, tailandesa e "versátil" são alguns dos sete cursos da escola Wilma Kovesi.
Carlos Siffert (Tambor) preparou dois cardápios completos para o "Cozinha de Bistrô". "É um curso ilustrativo da despretensiosa cozinha francesa de bistrô", diz ele. Entre os pratos, o steak tartare (entrada de carne moída crua).
No dia 25, Carla Pernambuco, do Carlota, dá uma aula versátil. Com base nos grelhados de costeleta de vitela, haddock e perdiz, à californiana, ela ensina acompanhamentos e molhos rápidos. "A idéia é fazer pratos saudáveis e rápidos com combinações bacanas."
A cozinha tailandesa de Edo Komori (Danang), dia 28, terá um bufê de nove pratos. "O importante na cozinha tailandesa é aprender a combinação entre picantes, doces e ervas", conta ele.
Na linha oriental, o Clube do Sushi oferece cursos semanais de sushi, sashimi e pratos quentes (R$ 80 cada um). No primeiro, o aluno aprende a limpar e cortar peixes e a fazer sushis moldados à mão e enrolados em alga.
No Sea House (al. Lorena, 1.267, Jardins, tel. 3064-6404), a confecção de sushi exige menos tempo e acontece às terças-feiras, das 20h às 23h. Inclui introdução teórica e degustação com saquê (R$ 50).
Cozinha rápida para quem não tem tempo a perder. Reynal Rost, do café e restaurante The Cube, vai ensinar os princípios básicos de pratos rápidos em três etapas. As aulas incluem preparação de drinques rápidos, aperitivos, sopas, saladas, massas, molhos e carnes, além de degustação de vinhos para acompanhar um pequeno jantar. As inscrições terminam hoje.
Para quem aliar aulas de cozinha à cultura e língua italianas, o curso "Fantasia in Cucina", da escola Spazio Italiano, é uma boa dica. Durante a preparação e degustação de 12 tipos de pratos, a professora Angela Mela ensina, em italiano, um pouco das características de cada região, a origem de ingredientes e de pratos como a capunatina, à base de beringela, ou a pizza à l'André, da região da Ligúria.
"Às vezes falo português para explicar termos técnicos, mas mesmo sem base da língua dá para aproveitar o curso, pois falo devagar e sem sotaque", garante.
Os amantes do vinho terão quatro boas oportunidades. No dia 16, Renato Machado apresenta cinco franceses. Dia 19, é a vez dos italianos. A degustação dos grandes Chateaux acontece no dia 26. Em setembro, dia 10, o especial Brunello di Montalcino será apresentado pelo próprio vinicultor, Jacopo Biondi Santi. As degustações, com jantar, acontecem no Fasano.

Texto Anterior: BANGUE-BANGUE
Próximo Texto: Conheça os cursos do mês de agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.