São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedra paralisa roda de robô em Marte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O veículo-robô Sojourner ficou "travado" ontem em Marte por causa de uma pedra que se prendeu entre uma de suas rodas e a suspensão, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).
O problema foi resolvido automaticamente pelo próprio robô, que detectou o travamento e soltou a pedra ao fazer a roda girar para trás, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia (EUA).
A paralisação foi suficiente para adiar a análise química de uma duna de areia chamada Mermaid, que em inglês significa sereia. Esse problema havia sido previsto no projeto do robô, segundo Richard Cook, gerente da missão.
O Sojourner está em Marte desde 4 de julho, quando chegou ao planeta com a sonda Mars Pathfinder. A Nasa prevê reduções das atividades do robô e da sonda para economizar energia.
Durante o dia marciano, ambos recebem energia por painéis solares e acumulam suas baterias. Segundo Cook, elas já não estão conseguindo, mesmo após serem carregadas, recuperar os níveis anteriores de energia. A previsão era que o Sojourner, que opera há 28 dias, funcionasse por mais ou menos uma semana.

Texto Anterior: Nasa rejeita uma astronauta 'baixinha'
Próximo Texto: Khmer anuncia apoio a premiê deposto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.