São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anemia reduz ritmo de vida de professora

DA REPORTAGEM LOCAL

A professora Angelina Arrivabene Camporini, 53, nunca pensou que o cansaço nas pernas que vinha sentindo nas aulas, desde o ano passado, pudesse ser causado por anemia devido à falta de ferro -uma das doenças que mais incapacitam, segundo o estudo da OMS e seus parceiros.
"Pensei que eu estivesse tendo algum tipo de depressão passageira associada à menopausa. Eu me sentia abatida fisicamente, mas notava que não estava abalada do ponto de vista emocional", diz Angelina.
Depois de se consultar com um ginecologista, descobriu que poderia estar sofrendo desse tipo de anemia. Consultou então um hematologista, que confirmou o diagnóstico.
"Como sempre me alimentei bem, nem desconfiava que pudesse ter anemia e tampouco que ela pudesse me causar esse cansaço", afirma a professora.
O que Angelina não sabia era que a anemia por falta de ferro está associada, em adultos, a algum tipo de perda sanguínea, que era justamente o seu caso.
A anemia nunca a impediu de trabalhar. Mas Helena notava que a doença diminuía seu rendimento na sala de aula. Em fevereiro, Angelina começou a tomar gotas de ferro diariamente e teve alta há um mês.

Texto Anterior: Problemas básicos de saúde pioram índices
Próximo Texto: Alunos adaptam dimensões de meia-calça à mulher brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.