São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Confira o passo-a-passo da construção

CLEIDE FLORESTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Construir ou reformar um imóvel é, em tese, fácil: escolher ou estudar o terreno, fazer o projeto arquitetônico e executar a obra.
Mas, na prática, o processo exige uma superdose de paciência (as obras sempre atrasam), cuidado redobrado na hora de comprar material (há diferenças absurdas de preços de materiais semelhantes) e contratar mão-de-obra (é preciso ter referências) e dinheiro no bolso (tudo custa).
O primeiro passo é escolher o terreno ou, ao menos, saber o que se quer mudar no imóvel -um banheiro a mais ou um a menos, por exemplo. Em tempo: essa etapa exige pesquisa exaustiva.
Depois, é preciso fazer a sondagem do solo para saber que tipo de construção pode ser feito no local.
Segundo Almiro Alves Rodrigues, 32, engenheiro civil da empresa SBC, a partir da sondagem verifica-se como será a fundação do terreno. Ou seja, dá para estipular como os alicerces -base de sustentação do imóvel- serão distribuídos no local.
Feito isso, o passo seguinte é fazer a planta da casa. A engenheira Roberta Collet, 33, diz que uma construção simples exige a elaboração de três projetos: arquitetônico, elétrico e hidráulico.
Ela explica que, como os projetos são feitos por profissionais distintos, é preciso haver uma "junção deles", antes do início da obra. "As adaptações são mais fáceis quando tudo ainda está no papel."
Um problema comum, segundo Roberta, é uma coluna no meio de um cômodo prejudicar a instalação elétrica ou hidráulica.
"Se no futuro a pessoa quiser colocar uma tomada ou uma torneira a mais, com os projetos fica mais fácil uma segunda reforma."
Quem é quem
O engenheiro supervisiona a obra, mas quem a executa são o mestre-de-obras, os pedreiros e os serventes.
Rubens Nogueira, 33, diretor do Sindicon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pequenas Estruturas), afirma que é preciso atenção redobrada na hora de contratar mão-de-obra.
"Antes de contratar, é importante checar se a empresa ou o engenheiro são idôneos." A dica, de acordo com ele, é buscar referências de outros trabalhos.
Nogueira destaca ainda a importância do engenheiro em um obra. "Ele quantifica o material a ser usado e verifica se a construção está sendo feita de maneira correta."
O sonho de morar em uma casa fez a publicitária Andréa Mendes Alderighi Cavalcanti, 30, construir uma no loteamento Melville, em Alphaville (Barueri, Grande São Paulo). O terreno de 620 m2 vai abrigar uma casa de 420 m2.
O projeto arquitetônico levou seis meses para ser concluído. "Eu e a arquiteta trabalhamos juntas. Algumas coisas da planta tiveram de ser refeitas, porque não correspondiam à minha expectativa e à minha necessidade."
Andréa diz ainda que a contratação dos trabalhadores da obra foi feita por um empreiteiro -para quem paga R$ 1.000 por mês;

Próximo Texto: Etapas gerais da construção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.