São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
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COMBATENDO A EVASÃO

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou nesta semana deliberação que visa a reduzir os altos índices de evasão escolar. A orientação é que se divida o ensino de 1º grau em dois ciclos, durante os quais o aluno será automaticamente promovido para a série seguinte. A reprovação ficaria limitada ao final de cada ciclo, isto é, à 4ª e à 8ª séries.
Em tese, a proposta tem o mérito de dar mais tempo para que o aluno vá se preparando para os estudos, enquanto o sistema de ensino ganha fôlego para tentar motivá-lo a prosseguir. A idéia é de que a escola envolva o aluno no processo de aprendizagem, em vez de fazê-lo estudar apenas pela ameaça de reprovação.
Os problemas do sistema atual potencializam o risco de repetência, o que desestimula a criança, levando-a muitas vezes a abandonar a escola.
Na Argentina, por exemplo, onde os estudantes somente repetem quando reprovados em mais de duas disciplinas, a taxa de evasão escolar é menor que a brasileira.
É questionável, porém, a amplitude da decisão. A experiência poderia começar pelo primeiro ciclo e, se bem-sucedida, estender-se às demais séries do antigo ginásio, em que crescem o desinteresse pelo estudo e os problemas de indisciplina.
Ademais, é de se lamentar que a deliberação não venha acompanhada de medidas para efetivamente aprimorar o sistema. Se implementada, serão necessários, mais do que nunca, professores bem pagos e bem formados para motivar os alunos.
Essencial será também a criação de uma infra-estrutura para acompanhamento, fora do horário regular, dos estudantes com dificuldades e que permita atrair aqueles que já estão trabalhando informalmente. Sem iniciativas como estas, a proposta poderá resultar apenas em um adiamento da repetência para o final de cada um dos dois novos ciclos.

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