São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morango em potinhos

RITA LOBO

Esta é a época do ano ideal para abastecer o seu estoque de geléias
Os morangos americanos que nós conhecemos -e pagamos fortunas por eles- são, na verdade, um cruzamento entre os morangos nativos do Estado da Virgínia com morangos chilenos. Em tamanho, eles são mesmo os campeões. Já, em sabor, os nativos dos Alpes franceses são insubstituíveis.
Mas, para esta receita de geléia de morango, que apesar de extensa não é nada complicada, os nossos morangos de Atibaia são ideais. E é nesta época que você pode fazer o seu estoque para o ano todo.

Dicas quentes
. Entre os vários líquidos que podem ser usados para macerar morangos, aceto balsâmico é o número um entre os "foodies" (o termo macerar é para frutas o equivalente a marinar para carnes).
. Outra opção é macerar com Grand Marnier. Sempre polvilhando com açúcar.
. Você sabe, mas é bom lembrar, que morangos só devem ser lavados um pouco antes de serem consumidos.

Receita
Geléia de morango
Ingredientes
. 2 kg de morangos
. 5 xícaras de açúcar granulado

Modo de fazer
Coloque cinco pratos de sobremesa no congelador. Num caldeirão com água fervendo, coloque os vidros de geléia para serem esterilizados. Eles devem ficar completamente submersos. Lave muito bem as tampas. Prepare uma outra panela com água fervente onde, depois de recheados de geléia, os vidros possam ficar de pé, cobertos com até 2/3 de água.
Com uma faca, retire as folhas verdes dos morangos. Dispense aqueles que não estiverem em perfeito estado. Lave-os em água corrente e coloque-os em um escorregador. Pese novamente, você só vai usar 1.800 gramas. Com um pano de prato, seque os morangos e corte-os em quatro partes.
Numa panela grande, mas não muito alta, coloque os morangos e 1/4 de xícara de açúcar. Leve ao fogo médio/alto mexendo sempre com uma colher de pau até que fique bem líquido (cerca de 5 minutos). Em seguida, vá acrescentando o açúcar de xícara em xícara, sempre mexendo entre uma adição e outra.
Sem parar de mexer, cozinhe a mistura por 10 minutos. Reduza um pouco a temperatura e continue cozinhando por cerca de 30 minutos. Reduza mais uma vez a temperatura para que se forme uma espécie de espuma rosa na superfície (não pule essa etapa, caso contrário, a geléia não terá um aspecto transparente). Com uma colher de alumínio, retire o máximo de espuma que você puder. Em seguida, antes de testar o ponto, mexa muito bem a geléia.
Tire do congelador um dos pratinhos, coloque uma colher de geléia e leve novamente ao congelador por 1 ou 2 minutos. Empurre a geléia com o dedo, se a superfície enrrugar, está pronta. Caso contrário, continue cozinhando e repita a operação a cada 5 minutos.
Retire os vidros do caldeirão, deixe a água escorrer e distribua a geléia entre eles. Com um pano úmido, limpe a geléia que tenha espirrado na boca dos vidros. Tampe-os, sem fazer muita força e coloque-os tampados na outra panela com água fervendo. Esse processo irá selar completamente os vidros e dará maior validade à geléia. Ferva por 10 minutos, retire os vidros e espere esfriar para etiquetar com a "data de fabricação". Uma vez aberta, guarde a geléia na geladeira.

Texto Anterior: A bebida nacional americana
Próximo Texto: A arte de reciclagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.