São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição influencia em menor

DA REPORTAGEM LOCAL

As características estruturais e funcionais de instituições que abrigam menores podem influenciar na posterior inserção do ex-interno na sociedade.
Essa é uma das conclusões da psicóloga Elizabeth Piemonte Constantino, 50, em sua tese de doutorado "Meninos Institucionalizados: a Construção de um Caminho", apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
A pesquisadora estudou durante três anos -entre 94 e 96- um grupo de dez egressos da Casa da Criança Antonio José dos Santos, instituição beneficente localizada em Assis (460 km a oeste de SP).
A casa, fundada em 1950 e administrada por freiras, abriga crianças carentes do sexo masculino.
A pesquisadora constatou que essa instituição possui características que a diferenciam das instituições públicas dos grandes centros urbanos, como a Febem (Fundação para o Bem-Estar do Menor).
A Casa da Criança abriga um número pequeno de internos -no máximo cem-, situa-se numa cidade relativamente pequena (Assis), não é totalmente fechada, não abriga menores infratores e não separa irmãos do mesmo sexo.
"Na reconstituição dos caminhos percorridos pelos egressos após o desligamento da casa, verificou-se que essas características provavelmente criaram maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho, de integração à família e à comunidade", escreve a pesquisadora nas considerações finais da tese.
Ela diz que o problema das crianças institucionalizadas deve ser tratado sob um novo prisma e propõe "que a entidade se transforme num local educativo, de respeito à individualidade da criança, além de lhe permitir a ampliação de suas experiências e conhecimentos".

Texto Anterior: Universidades privadas
Próximo Texto: Finais 5 e 6 não podem circular hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.