São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veterano fica 'engaiolado'

CÉLIA ALMUDENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre a ansiedade aparece na época da inscrição do vestibular. Algumas vezes, a pessoa tem certeza de que quer seguir determinada carreira, mas no primeiro ou segundo ano da faculdade percebe que fez a escolha errada.
E como é muito difícil garantir uma vaga na faculdade, desistir do curso para reorientar a carreira vira um drama.
Veja a imagem que o psicólogo Howard Gardner faz dessa situação: "A gaiola é fechada para prender o pássaro. Algumas vezes, você abre a gaiola, e o pássaro permanece lá dentro. Ele tem tanta certeza de que não pode sair que nem tenta".
Para os especialistas, a desinformação sobre a profissão é que leva a essa decepção. "Geralmente, isso acontece quando a pessoa começa a conviver com as matérias básicas, que não demonstram nem um pouco o que é e o que não é a profissão. Durante o curso, ele se dá conta de que o que escolheu não é abstrato. Cai a ficha de que é um projeto de vida, já que vai ter um cotidiano determinado pela profissão", diz Yvette Tiha Lehman.
"É importante saber que as disciplinas iniciais geralmente são as mais chatas mesmo", completa o professor Vanin. "No primeiro e no segundo ano da faculdade há muitas matérias básicas que são apresentadas de uma maneira distante da realidade profissional."
Para Nílson José Machado, "o ideal seria que os dois primeiros anos de faculdade tivessem um caráter mais universal".
(CA)

Texto Anterior: A resposta está em você, saiba como encontrá-la
Próximo Texto: bolha nos pés
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.