São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zubin Mehta toca no Ibirapuera no domingo

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

Para reger uma orquestra, o maestro Zubin Mehta prefere as salas de concertos aos espaços abertos de um parque.
Mas pela terceira vez desde 1989, ele voltará ao Parque Ibirapuera de São Paulo para um exibição ao ar livre no próximo domingo, às 11h. Ele vai reger a Orquestra Filarmônica de Israel.
Em Buenos Aires, onde iniciou a turnê latino-americana da Filarmônica, Mehta adiantou no último sábado que o programa para o Ibirapuera será "light". Traduzindo: valsas de Tchaikovsky, danças de Brahms e Dvorák e outras composições de Haydn e de Richard e Johann Strauss.
Em sua exibição no Ibirapuera, Mehta terá a oportunidade de comprovar seu estilo espetacular. A célebre "Abertura 1812" de Tchaikovsky será concluída com uma salva de tiros.
"Gosto de tocar para grandes platéias, desde que existam condições acústicas. Mas nada substitui uma sala de concertos", disse o maestro, que em Buenos Aires realizou uma apresentação no hipódromo do bairro de Palermo.
Ele dividiu o palco com a Filarmônica de Buenos Aires, conduzindo cerca de 200 músicos.
No mesmo dia em que se apresenta no Ibirapuera, a Filarmônica de Israel toca no Teatro Municipal de São Paulo, com ingressos entre R$ 15 e R$ 170.
A relação entre o indiano Zubin Mehta e a Filarmônica de Israel já dura 36 anos. Em 1961, ele realizou seu primeiro concerto à frente da orquestra. Em 1969, tornou-se conselheiro musical. Seu atual cargo de diretor musical é exercido desde 1977.
"Foram 1.798 concertos", contabilizou o músico no último sábado, antes de estrear em Buenos Aires. "Representamos a face cultural de Israel, que deve ser mostrada", afirmou, ao ser questionado sobre as condições de trabalho em um país em constante conflito com seus vizinhos.

Texto Anterior: Grupo japonês vem a SP
Próximo Texto: USP abre eventos sobre Cendrars
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.