São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo japonês vem a SP

LUIZ ANTONIO DEL TEDESCO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O grupo Yamato-Tocadores de Tambor Taiko está no Brasil pela primeira vez para mostrar que o Oriente, a seu modo, também faz percussão. O grupo se exibe hoje e amanhã em São Paulo e depois segue para shows em Santos, Campinas e Rio. Os tambores taiko, surgidos há 15 séculos, são de diversos tamanhos e têm afinação permanente.
Nessa sua excursão ao Brasil, o Yamato trouxe nove dos seus 14 integrantes. Entre eles, três mulheres e o brasileiro Setsuo Kinoshita, que começou a tocar taiko ainda no Brasil, em 1993.
Em sua origem, o taiko era uma música tribal com múltiplas funções. "Eram os tambores que faziam a comunicação entre as tribos, que davam o 'toque de guerra' nas batalhas e que, junto com o saquê, animavam as festas que comemoravam a colheita do arroz", conta Kinoshita.
Essas características originais do taiko ainda são muito reconhecíveis na música do Yamato. O ritmo do grupo carrega um forte sotaque guerreiro e as "conversas" entre as diversas afinações dos tambores são constantes.
Mas o Yamato, que em japonês significa "coração do Japão", também acompanha a nova tendência dos grupos do gênero. "Até há poucos anos era impensável incluir mulheres em um grupo desses. Hoje, boa parte dos 6 mil grupos que existem no Japão já conta com mulheres em suas formações", explica Kinoshita.

Show: Yamato - Tocadores de Tambor Taiko
Quando: Hoje e amanhã, 21h30
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, Moema, tel. 011/531-4900)
Quanto: R$ 20 a R$ 60

Texto Anterior: Desprezar Sibelius é injustiça e perda
Próximo Texto: Zubin Mehta toca no Ibirapuera no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.