São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra refaz a peregrinação de Mário de Andrade no Nordeste

Carnicel mostra imagens feitas pelo escritor em 1928

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fotógrafo e pesquisador Amarildo Carnicel inaugura amanhã no Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto a exposição "O Fotógrafo Mário de Andrade", mostrando as fotos tiradas pelo escritor no Nordeste, em 1928, e as de Carnicel tiradas na região, em 1988.
A viagem foi feita pelo escritor como correspondente do "Diário Nacional", jornal paulistano da época que editou cerca de 70 crônicas e 260 fotos. Em 1976, a peregrinação de Mário de Andrade pelo Nordeste foi transcrita para o livro "O Turista Aprendiz", da editora Duas Cidades.
"Procurei usar a mesma angulação fotográfica, captando as semelhanças, as alterações e o possível desaparecimento dos elementos enfocados", afirma Carnicel em entrevista à Folha.
O projeto apresenta 40 imagens em cores divididas por temas. Na primeira parte, estão os monumentos religiosos, que representam 40% do material produzido pelo escritor.
Entre eles, o claustro do Convento de São Francisco, em Salvador, e o Convento das Carmelitas, em Igaraçu (PE), aparentemente bem preservados.
No segundo grupo, o pesquisador focaliza a arquitetura, alterada pelo moderno cenário urbano, como o edifício da Assembléia Legislativa, em Pernambuco, e a vista de Recife, tendo o rio Capibaribe em primeiro plano.
Carnicel também fotografou monumentos, como as antigas ruínas de Cunhaú, em Olinda, e as festas regionais, como a festa da Chegança, na Barra de S. Miguel (AL).
Durante três meses (de dezembro de 1928 a fevereiro de 29), Mário de Andrade documentou e escreveu sobre a vida na região nordestina, sempre guiado pelo folclorista Luiz da Câmara Cascudo.
O ensaio de Carnicel, ao reviver a viagem do escritor, associa imagens de forma a mostrar a evolução da região nesses últimos 60 anos.

Exposição: O Fotógrafo Mário de Andrade
Onde: Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto (r. S. José, 1.859, tel. 016/623-6755, bairro Alto do Sumaré)
Quando: amanhã, às 19h; seg a sex, das 8h às 18h; sáb, das 8h às 16h; até 28 de agosto
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Wray faz turnê pelos EUA
Próximo Texto: Escola de Música da UFBa leva 46 concertos às ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.