São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amaral extravasa cores e desejo no Masp

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

Antonio Henrique Amaral é um artista de signos fortes e cores intensas. Há 40 anos preenche galerias e museus do Brasil e do exterior com seus trabalhos, onde o "fluxo do desejo" sempre ocupa papel de destaque.
A partir de hoje o artista mostra no Masp que, independente do tempo, sua paleta continua exalando signos fortes, cores intensas e desejo.
Na terceira mostra de peso neste ano, Amaral, que ainda traz consigo o epíteto de "o pintor das bananas" -apesar de não pintar essa fruta há anos- expõe sua produção mais recente.
"É a minha exposição mais importante no Brasil nos últimos dez anos", opina. São duas séries: "Torsos" e "Anima & Mania".
A primeira brotou de uma de suas fases, período em que o artista pintava obsessivamente bambus. O fluxo de desejo transformou as árvores em torsos.
"Todos os pensamentos têm sua origem no desejo e na emoção. E a emoção está no torso", racionaliza o emocional Antonio Henrique Amaral.
Em "Torsos", o artista apresenta uma contenção formal semelhante àquela que exercia nos bambus. O rigor geométrico é acompanhado de cores vibrantes e de uma sensualidade latente.
Aos poucos, os torsos deixaram espaço para uma produção com gestos mais enérgicos, com temas e cores mais passionais.
Nascia a série "Anima & Mania", oriunda do que a curadora da exposição, Maria Alice Milliet, chama de descontrole da criação.
Amaral não teve medo de enfrentar um dos ícones mais gastos do universo. Pintou corações.
"É a paixão transformada em linguagem por um pintor", sintetiza Amaral.

Exposição: Antonio Henrique Amaral
Quando: hoje, às 19h; ter. a dom., das 11h às 18h; qui., das 11h às 20h. Até 14/9 Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644)

Texto Anterior: Fela Kuti morre aos 58 na Nigéria
Próximo Texto: O MOTE DA MOSTRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.