São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patten pode ter violado sigilo

Sunday Times
de Londres

DO "SUNDAY TIMES"

O Ministério das Relações Exteriores britânico pode chamar o último governador britânico de Hong Kong, Chris Patten, a depor sobre suposto vazamento de informações sobre as negociações para a devolução do território à China.
Ele começou a ser investigado após serem divulgados trechos de um livro sobre Patten que está sendo escrito pelo jornalista Jonathan Dimbleby.
É citado um "pacto de cavalheiros" entre Pequim e Londres de enterrar a promessa de 1984 de efetuar eleições diretas para o Conselho Legislativo de Hong Kong a partir de 1988.
Segundo o livro, Patten acusa a diplomacia britânica de não ter respeitado o compromisso para manter a democracia em Hong Kong.
O governo afirma que uma investigação está aberta, mas concentrada "no vazamento mais que no responsável".
O Reino Unido devolveu Hong Kong à China em 1º de julho deste ano, após 156 anos de domínio colonial. Pequim substituiu os membros do Conselho Legislativo (Parlamento), que haviam sido eleitos pelo voto direto.

Texto Anterior: Oposição argentina faz pacto eleitoral
Próximo Texto: Sobrevivente tentou salvar sua mulher de escombros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.