São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kon-tiki ligou Peru à Polinésia de barco

Expedição foi há 50 anos

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Passados 50 anos da expedição Kon-tiki, Thor Heyerdahl é saudado como o cientista que, por meio da aventura, apresentou ao mundo uma teoria etnológica ousada e original: a de que povos indígenas sul-americanos podem ter povoado a Polinésia.
Heyerdahl içou âncoras de seu primitivo barco de papiro em 1947 para, em 97 dias, navegar 8.000 km na corrente de Humboldt e cruzar o Pacífico.
A expedição Kon-tiki foi batizada em homenagem a uma figura semilendária que deve ter chefiado um povo branco que pode ter habitado o Peru.
Navegando num barco que reproduzia o de povos primitivos, Heyerdahl e cinco tripulantes colocaram na bagagem um livro de Goethe e um papagaio verde para realizar essa viagem que reescreveu as trajetórias migratórias da humanidade.
A idéia
Nascido em 1914 na cidade de Larvik (Noruega) e filho de um fabricante de cerveja, Heyerdahl estudou zoologia na Universidade de Oslo. Em 1937, numa viagem de pesquisa pelo Pacífico Sul, o cientista teve a idéia da expedição Kon-tiki, que seria narrada num livro clássico, publicado em 1948.

Texto Anterior: Ilhas reúnem alegria, glamour e emoção
Próximo Texto: Zurique comemora seu verão com arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.