São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zurique comemora seu verão com arte

País dos relógios e dos queijos ganha festival

PAUL HOFMANN
DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Várias línguas, além do impenetrável dialeto nativo, são escutadas em Zurique, centro cosmopolita suíço no qual quase todos compreendem inglês.
A mais recente alta do dólar tornou os preços um pouco mais atraentes para os que viajam com a moeda norte-americana.
Além disso, o transporte é relativamente barato. Até 23 de outubro, uma frota de 200 bicicletas estará disponível, para quem chegar primeiro, na loja de departamentos Globus e em três estações suburbanas que servem de passagem para passeios nos arredores.
Mediante um depósito reembolsável equivalente a US$ 14, você pode pedalar pela cidade o dia inteiro. As bicicletas estão disponíveis das 7h30 às 21h30, exceto aos domingos. Informações pelo telefone (00-41-1) 825-5242.
Evento
Neste ano, a cidade realizou o Festival de Zurique. Foram 23 dias de celebração das artes que devem ser incorporados ao calendário da metrópole dos bancos, da tecnologia e do consumo caro.
O festival, que durou até o dia 20 do mês passado, incluiu ópera, balé, concertos e uma mostra de pintura norte-americana deste século.
A escolha das datas foi sábia. A cidade, no extremo norte do lago Zurique, é abrilhantada pelas flores em julho e bem fornida de jardins públicos. Exemplos são o parque Pestalozzi, no centro, ou o passeio ao longo da margem oeste.
Os olhos exauridos pelas opulentas vitrinas das joalherias e lojas da Bahnhofstrasse podem descansar voltados para as colinas a leste e a oeste, bem como para o azul do lago emoldurado pelos Alpes ao sul.

Tradução de Claudio Garon

LEIA MAIS sobre a Suíça nas págs. 7-12 a 7-14

Texto Anterior: Kon-tiki ligou Peru à Polinésia de barco
Próximo Texto: Vá para a Suíça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.