São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neve e gelo dominam o panorama

Só um terço do país é arável

ELAINE SKOWRONSKI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dois terços do território suíço são constituídos por montanhas de gelo e neve, florestas e pastagens alpinas. Apenas um terço da superfície do país é arável.
Além de, é claro, gerar alimentos, a agricultura na Suíça tem por missão proteger a paisagem.
Os agricultores podem ser chamados de "jardineiros paisagistas". Com isso, beneficiam seus próprios interesses e agradam a seus visitantes, preservando as belíssimas paisagens naturais.
O suíço foi o pioneiro na hotelaria. Portanto não é de se estranhar que hoje regiões inteiras vivam do turismo. O país acabou desenvolvendo uma infra-estrutura impecável, pronta para receber visitantes de todo o mundo.
A diversidade climática, em virtude da natureza muito acidentada desse pequeno país, garante sempre uma ótima estada em qualquer estação do ano.
E são inúmeras as opções de lazer: desde passeios de barco ao alpinismo nas gélidas montanhas.
Montanha acima
O esporte e o lazer fazem parte da vida dos suíços e, consequentemente, dos turistas também.
Para quem não dispensa a emoção de esquiar, os Alpes garantem neve o ano inteiro.
O alpinismo ou longos passeios a pé pelas montanhas são práticas também comuns. Para tornar mais fácil a vida daqueles que querem ver a Europa do alto, há cerca de 1.800 teleféricos e sistemas de reboque espalhados por todo o país.
O esqui aquático, o windsurfe e o iatismo são praticados em alguns dos 1.484 lagos. Além de propiciarem lazer, são de uma beleza incomparável, com suas águas azuis e cristalinas.
O esporte mais antigo no país é o tiro ao alvo. Há diversos clubes especializados que recebem atiradores assíduos, em especial nos domingos ensolarados.
Idiomas
Originalmente a Suíça não era uma nação e sim uma federação de várias comunidades. Isso explica a ausência de um único idioma.
As línguas oficiais são o alemão, falado na região central e no leste, o francês, falado na região oeste, o italiano, na região sul, o reto-romano, na região sudeste, e alguns dialetos.
Os dialetos suíços são variadíssimos. Só na Suíça alemã foram registrados mais de 100 mil vocábulos. Apesar de não ser língua oficial, o inglês é falado pela maioria da população. Por aí já se tem uma idéia da diversidade cultural que a Suíça oferece.
O topo da Europa
Pequenas cidades encravadas nas montanhas, como Grindelwald e Lauterbrunnen, aparecem no caminho que leva a Jungfraujoch (3.454 m), a estação de trem mais alta da Europa.
A uma altitude de 1.034 metros, a pequena cidade possui uma eficiente infra-estrutura, com bons restaurantes e hospedagem que vão dos hotéis cinco estrelas aos campings, passando pelos albergues da juventude.
O comércio local oferece artigos para neve e vários suvenires. E é claro que a arquitetura da região não foge dos típicos chalés com flores nas janelas.
Os picos nevados que rodeiam Grindelwald dão um charme especial à cidade.
O trem sobe a uma altitude de 2.320 m, onde faz uma parada no restaurante local, e os passageiros são transferidos para outro trem mais adequado.
A partir desse ponto, você entra num mundo de gelo e neve.
Em Jungfraujoch, a vista alcança os cumes dos Vosges, na França, e toda a vastidão da floresta Negra, na Alemanha. E é nessa região que se forma o rio Aletsch, que tem 22 km de largura.
Transportes públicos
A Suíça goza de um moderno e extenso sistema de transporte público. Além de ser eficiente e confortável, oferece numerosas ofertas de abonos e descontos.
Se você alugou um carro, deixe-o de vez em quando no hotel e utilize os excelentes transportes públicos para visitar cidades ou fazer excursões por lagos e montanhas.
Em vez de se preocupar com mapas e rodovias, desfrute as fantásticas paisagens do país.

Texto Anterior: Hotéis cobram US$ 97 no mínimo
Próximo Texto: Conheça roteiro gay para este semestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.