São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área da soja no Brasil deve crescer 7%

DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços recordes obtidos com a soja no primeiro semestre deste ano estão motivando agricultores a aumentar a área destinada ao plantio da safra 97/98.
Levantamento feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostra que a área de soja deverá crescer 7% no Brasil.
Com esse aumento, o país poderá colher 28,3 milhões de t de soja.
Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão e o sul da Bahia são as principais regiões que deverão ampliar a área, segundo a Conab.
Não é somente o Brasil que está ampliando sua produção de soja. Os EUA deverão colher safra recorde de 74 milhões de t.
Essa previsão pode ser alterada em consequência de mudanças climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento da superfície das águas do oceano Pacífico.
"Caso a safra americana não tenha alterações, o mercado terá um excesso de oferta. Os preços poderão cair um pouco, mas permanecerão rentáveis", diz o assessor técnico da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) Getúlio Pernambuco.
Flávio Roberto de França Júnior, economista, analista de soja da Safras & Mercado, calcula que o produtor brasileiro não terá problemas para encerrar a comercialização da safra 96/97, conseguindo bons preços. De um total de 26 milhões de t colhido, entre 10% e 15% ainda não foram comercializados, segundo França Júnior.
"O produtor deve aproveitar para investir em tecnologia. Não se preocupar em aumentar a lavoura, mas ter bom rendimento", diz.

Texto Anterior: Ervas
Próximo Texto: Preço bate recorde no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.