São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador apóia fim do 2º turno em 98

Medida é para prefeitos e governadores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Francelino Pereira (PFL-MG) encaminhou ontem à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado parecer favorável à proposta de emenda constitucional do senador Júlio Campos (PFL-MT) que acaba com o segundo turno das eleições para prefeito e governador.
O segundo turno para a eleição de presidente da República é mantido, mas os critérios são modificados para facilitar a escolha do candidato no primeiro turno. A alteração dos critérios da eleição de presidente foi proposta por emenda do senador Freitas Neto (PFL-PI), acolhida por Pereira.
Neto adota o modelo argentino. Será considerado eleito presidente o candidato que obtiver 45% dos votos válidos ou que obtiver 40% dos votos, desde que a diferença entre ele e o segundo candidato seja de 10% ou mais.
O líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), apóia o fim do segundo turno, mas acha difícil que a emenda seja aprovada na Câmara e no Senado a tempo de mudar as regras das eleições do próximo ano.
"No segundo turno há muita negociação, toma lá dá cá. Seria bom acabar com isso", disse Elcio.
Previdência
A emenda da reforma da Previdência Social será votada em primeiro turno no plenário do Senado na segunda quinzena de agosto, segundo o líder do governo. Pela sua previsão, o Senado vota o segundo turno na primeira quinzena de setembro, quando a emenda retorna à Câmara para nova votação.
Elcio está otimista em relação à aprovação da emenda da Previdência, já que o substitutivo elaborado pelo senador Beni Veras (PSDB-CE) conseguiu apoio "quase unânime" entre os partidos da base de sustentação do governo e da oposição.
"Antes, a emenda da Previdência era um patinho feio. Ninguém queria ser o relator. Agora, já está havendo até disputa na Câmara pelo cargo. Isso é emblemático", disse Elcio.

Texto Anterior: Esquerda articula chapa única
Próximo Texto: Gripe abate FHC no primeiro dia após semana em férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.