São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Gripe abate FHC no primeiro dia após semana em férias

Presidente condecora o escritor mexicano Carlos Fuentes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso voltou da sua semana de férias gripado. Segundo sua assessoria, esse foi o motivo por que ele passou a maior parte do dia ontem no Palácio da Alvorada, onde mora.
No único compromisso público que teve no Palácio do Planalto, FHC condecorou com a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul o escritor mexicano Carlos Fuentes. Essa condecoração é entregue ao estrangeiros que contribuem com as causas latinas. No governo de Jânio Quadros, o homenageado foi Che Guevara.
Na solenidade, FHC elogiou o presidente do México, Ernesto Zedillo, afirmando que ele está "democratizando" o país e a capacidade mexicana de ultrapassar a crise financeira.
"Nós, brasileiros, assistimos às transformações no México com alegria", disse o presidente. Ele afirmou que Zedillo está "ajudando a democratização da vida política mexicana". "O mais importante é que o México está enraizando crescentemente as instituições financeiras."
Ao ver o atual embaixador do México no Brasil, José Luís Reyna, na cerimônia, FHC se lembrou que, em 1967, era seu professor universitário no Chile.
"México que eu aprendi a amar, depois que fui morar no Chile, saindo corrido do Brasil, o primeiro Natal longe da família passei no México", disse.
Fuentes agradeceu os elogios e os retribuiu a FHC. Ele afirmou que o presidente era capacitado e sabia da importância de o Brasil e o México estreitarem seus laços.

Texto Anterior: Senador apóia fim do 2º turno em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.