São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caos já dura 40 anos, diz Silva

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O problema do acúmulo de presos em distritos policiais de São Paulo começou há quase 40 anos, segundo o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva.
O caos das delegacias teria começado, de acordo com Silva, no governo Carvalho Pinto (1958-62).
"O governador decidiu não investir em penitenciárias, deixando os presos nos DPs."
Segundo o secretário, a decisão política do governador Carvalho Pinto foi ratificada em 1973, quando o Poder Judiciário, por meio de um ato, oficializou a permanência dos presos nas delegacias.
A partir daí, a fórmula "superlotação mais promiscuidade de interação entre presos provisórios e condenados mais estrutura física inadequada dos DPs" resultou no aumento de fugas e de rebeliões -cada dia mais intensas (veja quadro nesta página).
"A solução para o problema é a construção de novas prisões, que abrigariam os presos condenados hoje em distritos policiais. Para isso, destinamos R$ 20 milhões para ajudar a Secretaria da Administração Penitenciária a construir 12 penitenciárias", disse Silva.
(AL)

Texto Anterior: Secretaria receberá R$ 20 mi este mês
Próximo Texto: Locadora Unidas usa CPF sem autorização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.