São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce presença no mercado

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A participação da mulher no mercado de trabalho está aumentando historicamente.
O número de mulheres que integravam a PEA (População Economicamente Ativa) em 89 era de 35,2%. Em 95, a participação saltou para 40,4%.
Jorge Jatobá, do Ministério do Trabalho, explica que as causas são a queda da taxa de fecundidade, o crescimento do número de ocupações no setor de serviços e comércio e aumento da produtividade do trabalho doméstico.
Com novos equipamentos eletroeletrônicos, como freezer e microondas, a mulher tem mais tempo para se dedicar a uma outra função.
Outro fator é a mudança da atitude, principalmente nas regiões mais ricas do país. Elas querem participar do mercado além dos afazeres domésticos.
A proporção do número de mulheres que trabalham em relação ao número total de mulheres no país era de 26,5% em 80. Em 95, pulou para 48,1%.
No caso dos homens, essa proporção era de 72,4%, em 80, e em 95 ficou em 75,3%.
Em abril deste ano, o rendimento médio por hora dos ocupados na região metropolitana de São Paulo era de R$ 5,14 entre os homens e R$ 3,82 entre as mulheres.
(SE)

Texto Anterior: Emprego é mais difícil para mulher jovem
Próximo Texto: Proteção legal começou em 32
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.