São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
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Venda de carro novo cai 4,8% em julho

GM e Ford ganham mercado de VW e Fiat

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros novos caiu 4,8% no mês passado em cmparação com junho.
As fábricas entregaram às concessionárias 163.689 automóveis e comerciais leves. Em junho, foram comercializadas 171.932 unidades no atacado.
Na comparação com julho de 96, houve crescimento de 8,8%.
A líder Volkswagen e a Fiat perderam mercado em relação ao mês anterior. As vendas da Volks caíram 7,7%. A Fiat ficou 16,5% abaixo do desempenho de junho.
GM e Ford sobem
Em compensação, a General Motors (+3,3%) e Ford (+5,9%) venderam mais e aumentaram a fatia de mercado das marcas.
A GM, que foi responsável por 22,5% de todos os automóveis e comerciais leves negociados em junho, ficou com 24,5% do mercado no mês passado. A Ford, que tinha 14,1%, foi para 15,7%.
A Volkswagen caiu de 30,9% para 30,1%. A Fiat passou de 26,4% para 23,2%.
O resultado de todas as fábricas foi prejudicado pela greve dos cegonheiros (donos de caminhões transportadores de carros). A paralisação durou 12 dias e impediu a entrega de veículos às concessionárias.
A queda de vendas da Fiat tem uma explicação adicional: a montadora deu férias de dez dias para seus funcionários no mês passado e a produção foi reduzida.
A Ford registra o maior crescimento de vendas em 97. Nos primeiros sete meses do ano, a montadora vendeu 68% mais que no mesmo período de 96. O mercado total cresceu 22%.
John Peart, gerente de Planejamento e Distribuição da montadora, diz que a Ford somente não superou o recorde de vendas no atacado -registrado em abril- por causa da falta de componentes importados usados no Ka e Fiesta.
Segundo Peart, a Ford chegou a manter 4.000 carros incompletos na fábrica, o que atrasou a entrega para as revendas.

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