São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10,000 Maniacs; Monaco; Tavito; "Tal Pai Tal Filho"; Claudia Telles; Gal Costa

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

10,000 Maniacs
Natalie Merchant se foi, mas sua ex-banda, 10,000 Maniacs, continua, agora com vocais de Mary Ramsey. "Love among the Ruins" (Universal), o primeiro resultado da troca, fica aquém do regular. As canções são bem formatadas, mas, monocórdias, evidenciam a falta que faz a voz de Merchant. A falta de carisma e a faixa "More Than This", de Bryan Ferry, acabam por apontar o destino dos Maniacs: o de banda-cover de Roxy Music, com toda a diluição que isso implica. (PAS)

Monaco
Monaco, que sai com "Music for Pleasure" (PolyGram), é a nova banda de Peter Hook, baixista do New Order. O que se tenta fazer nessa empreitada é repetir um a um todos os procedimentos -hoje já convertidos em clichês- daquela banda, capital na construção do pop dançante dos 80. Mas faltam a voz preguiçosa de Bernard Sumner e a originalidade que esses mesmos sons ainda continham entre 83 e 86. Com Hook e sua bandinha, tudo é frouxo, farsesco.
(PAS)

Tavito
Tavito, compositor histórico do clube da esquina, relança em CD "Tavito" (Savalla Records), que gravou em 79 como cantor e compositor. Deve agradar aos saudosistas, inventário que é das coisas do clube, com sucessos como "Rua Ramalhete" e "Começo, Meio e Fim". Apesar de time diversificado de músicos (o ex-Mutante Sérgio Dias, Mamão, Eduardo Souto Neto e outros), atrapalham o resultado os arranjos melosos e a voz curta de não-cantor de Tavito.
(PAS)

"Tal Pai Tal Filho"
O disco coletivo "Tal Pai Tal Filho" (CID) induz um elenco de filhotes de celebridades a exposição demonstrativa de que o ditado que dá nome ao disco nem sempre é verdadeiro -ou de que é, caso dos filhos de Ivan Lins (Claudio), Antonio Marcos (Aretha). Honrando os patriarcas, mas ainda modestos, vêm Eliane Farias (filha de Paulinho da Viola) e Bernardo (de Edu Lobo). O patético fica por conta da inclusão de veteranos, como Nana Caymmi (cantando Dorival). Para quê? (PAS)

Claudia Telles
"Por Causa de Você" (CID) é disco em que a cantora Claudia Telles, sempre mais identificada com o brega, rende-se ao repertório de sua mãe, Sylvia Telles, morta em 1966. Isso significa uma revisão de clássicos dos 50 e um inventário geral da bossa nova -a voz de Sylvia aparece, do além, em "Dindi" e "Se Todos Fossem Iguais a Você". Infelizmente, a voz de Claudia continua mais para Leila Pinheiro (nada de bossa, portanto) que para Sylvia Telles.
(PAS)

Gal Costa
Para vender o sucesso da fofa "Jovens Tardes de Domingo", de Roberto e Erasmo, incluída na novela "Zazá", a BMG lança um negócio chamado "Novela Hits", com canções de Gal Costa antes inseridas em trilhas da Globo. Não é preciso dizer que isso engloba alguns de seus piores momentos -"Sorte", "Um Dia de Domingo", "Meu Bem, Meu Mal". "Dedé Mamata", de onde foi extraída "Tá Combinado", é filme, não novela.
(PAS)

Texto Anterior: Valença adere ao padrão "acústico"
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.