São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valença adere ao padrão "acústico"

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Sol e Chuva" é a adesão ao acústico do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. Em tempos de banalização do conceito, ele tem, em primeira instância, de suar para se destacar da massa.
O formato tem se transformado em pretexto para que figurões da MPB regravem sistematicamente seus próprios sucessos, talvez em casos vários pela incapacidade de produzir outros novos.
Tal justificativa suplanta a da vontade de desplugar. Alceu Valença é outro desses casos em que o grau de eletricidade nunca roubou o destaque dos segmentos acústicos de sua música.
O que tem que se adequar aqui ao "desplugado" é a sempre elétrica voz do cantor, e aí o projeto ganha relevância -é coisa rara ouvir a voz estridente de Alceu domada, até delicada às vezes (a bela versão de "Tropicana" é bom exemplo).
Mas Alceu não é fundamentalmente intérprete, e, no caso, isso importa menos que a textura das canções. Aí ele cai -parece inevitável- em outro clichê do gênero "acústico": o da obrigatoriedade da elegância. Tudo é formalizado ao gosto dos 90, com realce aos timbres ora valorizados de forró, xote, maracatu.
Desfila um rosário de sucessos concebidos ao longo de 20 anos, sempre em leituras elegantes: "Cana Caiana" (77), "Pelas Ruas Que Andei" (80), "Como Dois Animais" (82), "Tomara" (83), "Girassol" (87). Elegância à parte, nenhuma traz o viço original.
Exemplo radical é o de "Anunciação" (83), canção que bem sintetiza a obra de Alceu. Vem descarnada, como se o padrão acústico significasse perda de vitalidade.
As releituras tornam-se veículos de reconstrução histórica da carreira de Alceu Valença, mas dão margem a uma dúvida: a elegância padronizada dos 90 vista daqui a dez anos será mesmo tomada por elegância ou terá o cheiro de bolor que o rock de sintetizador dos 80 tem hoje? Os anos dirão.
(PAS)

Disco: Sol e Chuva
Artista: Alceu Valença
Lançamento: Som Livre
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Reedições buscam origens de Paulinho
Próximo Texto: 10,000 Maniacs; Monaco; Tavito; "Tal Pai Tal Filho"; Claudia Telles; Gal Costa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.