São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997 |
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Valença adere ao padrão "acústico"
PEDRO ALEXANDRE SANCHES
O formato tem se transformado em pretexto para que figurões da MPB regravem sistematicamente seus próprios sucessos, talvez em casos vários pela incapacidade de produzir outros novos. Tal justificativa suplanta a da vontade de desplugar. Alceu Valença é outro desses casos em que o grau de eletricidade nunca roubou o destaque dos segmentos acústicos de sua música. O que tem que se adequar aqui ao "desplugado" é a sempre elétrica voz do cantor, e aí o projeto ganha relevância -é coisa rara ouvir a voz estridente de Alceu domada, até delicada às vezes (a bela versão de "Tropicana" é bom exemplo). Mas Alceu não é fundamentalmente intérprete, e, no caso, isso importa menos que a textura das canções. Aí ele cai -parece inevitável- em outro clichê do gênero "acústico": o da obrigatoriedade da elegância. Tudo é formalizado ao gosto dos 90, com realce aos timbres ora valorizados de forró, xote, maracatu. Desfila um rosário de sucessos concebidos ao longo de 20 anos, sempre em leituras elegantes: "Cana Caiana" (77), "Pelas Ruas Que Andei" (80), "Como Dois Animais" (82), "Tomara" (83), "Girassol" (87). Elegância à parte, nenhuma traz o viço original. Exemplo radical é o de "Anunciação" (83), canção que bem sintetiza a obra de Alceu. Vem descarnada, como se o padrão acústico significasse perda de vitalidade. As releituras tornam-se veículos de reconstrução histórica da carreira de Alceu Valença, mas dão margem a uma dúvida: a elegância padronizada dos 90 vista daqui a dez anos será mesmo tomada por elegância ou terá o cheiro de bolor que o rock de sintetizador dos 80 tem hoje? Os anos dirão. (PAS) Disco: Sol e Chuva Artista: Alceu Valença Lançamento: Som Livre Quanto: R$ 18, em média Texto Anterior: Reedições buscam origens de Paulinho Próximo Texto: 10,000 Maniacs; Monaco; Tavito; "Tal Pai Tal Filho"; Claudia Telles; Gal Costa Índice |
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