São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta brasileiro concorre em Veneza

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O filme "O Enigma de um Dia" do brasileiro Joel Pizzini, foi selecionado para a competição, na categoria curta-metragem, da 54ª Mostra Internacional da Arte Cinematográfica de Veneza. Conforme já foi noticiado, o longa-metragem "A Ostra e o Vento", de Walter Lima Jr., é o outro brasileiro em competição.
Para a mostra não-competitiva Oficina Veneziana foram selecionados outros dois títulos brasileiros: o longa "Miramar", de Julio Bressane -adaptação livre do romance "Memórias Sentimentais de João Miramar", de Oswald de Andrade-, e o média-metragem "À Meia-Noite com Gláuber", de Ivan Cardoso.
"O Enigma de um Dia", eleito melhor cura no último Festival de Gramado, é uma rigorosa fantasia inspirada na tela homônima do pintor Giorgio De Chirico, na qual "mergulha" uma vigia de museu (na pele de Leonardo Vilar).
Para o crítico José Carlos Avellar, diretor da distribuidora Riofilme, a representação brasileira em Veneza reflete o perfil do festival.
"Os critérios deles são essencialmente estéticos, e não comerciais, nem políticos. Os filmes brasileiros escolhidos são, sobretudo, filmes belos", disse ele à Folha, logo depois de receber a confirmação dos títulos selecionados para o festival.
O Brasil não participava da competição veneziana desde 1988, quando concorreu com o longa-metragem "Dedé Mamata", de Rodolfo Brandão.
A edição deste ano do festival (de 27 de agosto até 6 de setembro) é a primeira sob a direção de Felice Laudadio, que substituiu o cineasta Gillo Pontecorvo. O cineasta Stanley Kubrick e o ator Gérard Depardieu receberão os prêmios Leão de Ouro por suas carreiras.

Texto Anterior: Churchill deu dinheiro para deixar Franco fora da guerra
Próximo Texto: Oposição na Argentina tenta seduzir peronistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.