São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha declara independência

Le Figaro
de Paris

DO "LE FIGARO"

Separatistas da ilha de Anjouan declararam independência em relação à República Federativa Islâmica de Comores, um arquipélago na África Oriental, e anunciaram a intenção se ligar à França.
A república é formada por três ilhas -Anjouan, Moheli e Moroni. São 600 mil habitantes, que vivem da exploração de plantas nativas.
Anteontem, cerca de 7.000 separatistas realizaram uma passeata em Mutsamudu, principal cidade em Anjouan. Os líderes portavam fotografias do presidente da França, Jacques Chirac, e faixas com a frase "A França para todos".
Durante a manifestação, os separatistas declararam a independência e colocaram duas bandeiras na casa do governador: da França e dos sultões que dirigiam a ilha no período colonial.
O líder do movimento, Abdallah Ibrahim, 71, pediu o apoio da França contra um "banho de sangue". O governo francês procurou se manter distante do acontecimento e reiterou seu apoio "à integridade territorial da República Federativa Islâmica de Comores".

Texto Anterior: Americano faz 115 no dia 16
Próximo Texto: Distúrbio causa amnésia durante sexo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.