São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distúrbio causa amnésia durante sexo

DA "REUTER"

Pessoas que esquecem o nome de seu parceiro durante as relações sexuais agora têm uma boa desculpa: podem fingir que são portadores de uma disfunção neurológica identificada recentemente por pesquisadores britânicos, cujo nome é amnésia global transitória ou amnésia coital.
Esse distúrbio pode fazer as pessoas esquecerem o que estão fazendo enquanto têm relações sexuais, segundo estudo publicado na edição de ontem do "Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry".
Esse tipo de amnésia não é incomum e pode estar relacionado com outras disfunções, como a epilepsia, segundo Russel Lane, que trabalha no Centro de Neurociências do Hospital Charing Cross, de Londres (Reino Unido).
A epilepsia consiste em uma disfunção neurológica que provoca acessos de distúrbios da consciência e de outras funções psíquicas, com movimentos musculares involuntários e perturbação do sistema nervoso.
Lane afirmou que a amnésia coital deve estar relacionada também com certas ocorrências de cefaléia (dor de cabeça).
O pesquisador britânico disse, no entanto, que a causa da amnésia coital e suas ligações com essas outras disfunções não são claras.
O estudo relata o caso de um homem, hoje com 64 anos, que experimentou diversas vezes o efeito dessa disfunção. Sua esposa afirmou que ele teve ataques típicos de amnésia em cinco ocasiões diferentes, entre março de 1977 e outubro de 1995.
Nesses episódios, segundo o estudo, ele teria perguntado repetidamente o que ele e sua mulher estavam fazendo, em que época do ano estavam e qual era o horário do dia.
Após essas manifestações, o paciente teve dificuldades para se lembrar dos fatos ocorridos durante elas. Ele disse que permanecia "apenas uma coleção muito confusa de lembranças de jogos amorosos". Os surtos de amnésia do paciente duravam de 30 minutos a uma hora. Mas ele rapidamente reconhecia sua mulher.
"O fato de uma pessoa poder repetidamente experimentar um amnésia específica no intercurso sexual, mas com desempenho normal de outras funções durante sua manifestação, desperta interesse social e considerações médico-legais", disse Lane.

Texto Anterior: Ilha declara independência
Próximo Texto: Estação russa Mir tem nova falha no sistema de ar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.