São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas festejam posse

DA "REUTER"

Diversos artistas excursionaram ontem por salas de cinema de Teerã distribuindo flores, doces e pôsteres do novo presidente Mohammad Khatami -o homem que, esperam eles, tornará a República Islâmica do Irã mais tolerante.
"O sr. Khatami é muito bom para os artistas", disse Malake Rangbar, uma atriz que já atuava muito antes da Revolução Islâmica no Irã, em 1979. "Ele mudará o país", disse.
Centenas de pessoas se juntaram às celebrações realizadas em cinemas após a posse de Khatami.
"Ele foi ministro da Cultura, e nós o conhecemos. Ele fará mudanças e, esperamos, as coisas ficarão melhores que antes", disse o ator Ramezany Far.
O Irã proíbe filmes que mostrem mãe e filho se beijando e canções com artistas iranianos que vivam no exterior, por exemplo.
Sherren, 25, uma estudante de química, estava menos otimista. "Khatami fará apenas pequenas mudanças. Mesmo que ele queira realizar mudanças dramáticas, ele não pode."
Em 1992, Khatami teve de renunciar ao Ministério da Cultura após se chocar com conservadores que o acusaram de permitir a entrada no país de filmes, peças de teatro e livros que, segundo disseram, se chocavam com os valores do Islã.

Texto Anterior: Khatami assume e promete evitar tensão
Próximo Texto: KHATAMI EM FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.