São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronáutica reconhece falha em Fokker-100

DA REPORTAGEM LOCAL

A Aeronáutica reconheceu pela primeira vez publicamente a ocorrência de falha de projeto no Fokker-100 da TAM que caiu em São Paulo, no dia 31 de outubro do ano passado, matando 99 pessoas.
A informação consta de ofício encaminhado no dia 9 do mês passado ao deputado federal Eduardo Jorge (PT-SP), que havia requisitado informações sobre a demora na divulgação do laudo final com as causas do acidente.
Na resposta, o tenente-brigadeiro-do-ar Masao Kawanami, do DAC (Departamento de Aviação Civil), afirma que uma modificação feita pela Fokker no projeto de acionamento do reverso do avião possibilitou a falha que colaborou para derrubar a aeronave.
Na ocasião, o reverso, um tipo de marcha à ré da turbina, de uso restrito às aterrissagens, entrou em funcionamento na fase de decolagem, hipótese que a Fokker considerava "muito remota".
Vôo 283
A Polícia Federal encerrou ontem a primeira fase de depoimentos no inquérito que apura a explosão no vôo 283 no dia 9 de julho. Leonardo Teodoro de Castro, apontado pela PF como suspeito pela explosão, apresentou ontem melhora em seu quadro clínico.
Internado na UTI do Hospital São Paulo desde o dia 12, após ser atropelado, pela primeira vez Castro não necessitou de respiração artificial. Ele ainda não tem condições de prestar novo depoimento.

Texto Anterior: Bebê é achado no RJ atrás de um hospital
Próximo Texto: Atestado médico revoga multa do rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.