São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas 'assustam' cozinheiros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os cozinheiros do hotel Grã Bretanha, onde várias delegações que disputam o Mundial de atletismo de Atenas estão hospedadas, como as dos EUA e Espanha, estão surpresos com o apetite, às vezes gula, dos atletas.
"Presenciamos cenas como a de um lançador de peso, que se serviu sete vezes no buffet", comentou Lazaros Kolaxis, chefe das cozinhas do hotel, que está espantado com a quantidade de comida consumida no restaurante que comanda.
As cozinhas do hotel estão trabalhando com capacidade máxima para atender a demanda dos cerca de mil competidores. Segundo Kolaxis, eles comem, "quando não devoram, três vezes mais do que uma pessoa normal."
Enquanto um atleta consome em torno de 4.000 calorias por dia, uma pessoa que não pratica atividade física com a mesma frequência precisa da metade para atender o gasto diário de energia.
O comitê organizador do mundial elaborou um cardápio especial para os hotéis que receberam participantes do evento.
Carne ou peixe, carboidratos e verduras são básicos. A água tem sido controlada, para não faltar.
Entre os pratos preferidos dos atletas, espaguete com tomate e comida mexicana, com muito "chile" (pimenta).
"Só as sobremesas doces sobram", comenta Kolaxis, explicando que os atletas comem grandes quantidades de frutas, seguindo ordem de nutricionistas.

Texto Anterior: Brasileiro é a maior surpresa nos 200 m
Próximo Texto: Seleção feminina está no Mundial de 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.