São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP determina nova intervenção no PAS

MAURO TAGLIAFERRI

MAURO TAGLIAFERRI; MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Secretaria da Saúde afasta presidente e coordenadora de postos do módulo 5, após denúncia de irregularidades

O secretário municipal da Saúde, Masato Yokota, determinou ontem intervenção no módulo 5 (Itaquera/Guaianazes) do PAS (Plano de Atendimento à Saúde).
Os médicos Gilberto Keiji Hatae, vice-presidente da Cooperpas 5 e coordenador do módulo, e Arani Francisca do Nascimento, coordenadora dos postos do módulo, foram afastados temporariamente de suas funções.
Yokota também determinou que a apuração de denúncias de que esses médicos orientavam seus subordinados a economizar solicitações de exames clínicos e a racionar o uso de equipamentos.
A denúncia foi veiculada, esta semana, pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, que exibiu gravações de fitas de áudio em que os dois médicos determinam o racionamento.
A intervenção será publicada hoje no "Diário Oficial". O interventor será o diretor do módulo 10 (Campo Limpo), Antônio Vicente Zambon Delamanha, que ocupará as funções do diretor do módulo 5, Juracy Batista Souza Filho.
A Secretaria da Saúde aguarda a publicação do decreto do prefeito Celso Pitta que autoriza a intervenção para definir os procedimentos legais da medida.
O secretário Masato Yokota, após reunião com o prefeito Celso Pitta, ontem, no Palácio das Indústrias -sede da prefeitura- afirmou que só tomou conhecimento das suspeitas de irregularidades após as denúncias apresentadas na televisão.
A Folha, entretanto, já havia publicado reportagem, no dia 14 de julho, mostrando que o material para exames clínicos no hospital Waldomiro de Paula, do módulo 5 do PAS, estava sendo racionado, e que faltavam medicamentos, macas e roupas na unidade.
Na época, o diretor do módulo negou que houvesse alguma deficiência no hospital.
"Vamos apurar todos os indícios de irregularidades até o fim, mas o atendimento à população não será prejudicado", afirmou, ontem, o secretário Yokota.
Ele determinou a formação de uma comissão de averiguação, na secretaria, para verificar o conteúdo da fita exibida pela Globo.
"Atitudes isoladas não vão comprometer o Plano de Atendimento à Saúde, que foi aprovado por 95% dos usuários", prosseguiu ele.
O coordenador de comunicação do PAS, Orlando Magnoli, afirmou, por sua vez, que havia outras denúncias sobre o módulo 5 que já estavam sendo apuradas.
Essa é a segunda intervenção da secretaria num módulo do PAS. O módulo 2 (Butantã) está sob esse regime desde o dia 7 de novembro passado, devido a suspeitas de má administração de seus recursos.

Texto Anterior: Justiça condena três médicos por morte; Congestionamento bate recorde no rodízio
Próximo Texto: Promotoria receberá fita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.