São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato deve tomar precauções

ESPECIAL PARA A FOLHA

A opção de comprar um imóvel usado também requer certas precauções, por mais que o negócio seja atraente.
A primeira coisa a fazer é pedir uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis que contenha todos os dados do imóvel, nome do proprietário ou do compromissário comprador.
Essa certidão demora cerca de cinco dias para ficar pronta.
Se o vendedor for compromissário comprador (e não proprietário), é necessária prova de quitação da compra.
Depois, é preciso tirar uma certidão no fórum para saber se há processos judiciais contra o vendedor. Se houver, deve pedir-se uma "certidão de objeto e pé".
Essa certidão contém um resumo do processo e permite avaliar a situação do vendedor: se não há penhora, se ele não está sendo executado, se não responde a pedido de indenização etc.
O fórum demora, em média, dez dias para expedir essas certidões.
Outro cuidado necessário é solicitar à prefeitura uma certidão negativa de débitos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Se existir dívida de IPTU, deve ser quitada.
Se o imóvel se situar em condomínio, é necessário ainda obter, com o síndico, declaração de que não há dívidas condominiais em atraso.
O comprador não deve ceder a pressões do vendedor ou do corretor. Só deve pagar o sinal depois de tirar todas as certidões.

Texto Anterior: Incorporação é garantia do imóvel
Próximo Texto: A nova Lei Eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.