São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados têm queda nos preços

Datafolha aponta redução em agosto

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os supermercados iniciam agosto com queda nos preços. Essa tendência não é novidade nos últimos meses, devido à retração das vendas. Nesta semana, pesquisa do Datafolha registrou redução média de 0,59% nos supermercados e de 0,31% nos hipermercados.
O setor iniciou o ano com forte reajuste de preços. As redes esperavam pelo menos fechar 97 com pequena recuperação em relação à inflação. No primeiro trimestre, os supermercados praticaram reajuste acumulado de 5,6%, bem acima do índice de inflação da Fipe, que foi de 1,45%.
A partir de março, diminuiu a pressão dos preços nos supermercados e a variação acumulada no setor (3,8% no ano até esta semana) já é menor do que a inflação do período (4,24%).
Pela primeira vez neste ano a pesquisa do Datafolha registrou alta em apenas um dos setores pesquisados: no de hortifrútis. A tendência de queda foi generalizada, com destaque para cereais. A boa oferta de feijão no mercado forçou a queda dos preços em 9,5%.
Apesar dessa tendência de queda nas vendas e nos preços, algumas redes esperam melhora com o fim das férias. A recuperação de preços, no entanto, deve ser difícil devido à queda de demanda. Esse fator foi apontado pela Fipe, inclusive, como um dos principais na queda da taxa de inflação em julho.
A pesquisa do Datafolha inclui cem itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. Outra pesquisa do Datafolha, que acompanha apenas os preços dos alimentos básicos, mostrou queda de 1,36% na semana.

Texto Anterior: Frio chega em tempo e anima os lojistas
Próximo Texto: Electrolux prorroga férias coletivas no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.