São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Yo Soy" é atração hoje

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

O primeiro dos dois concorrentes cubanos na competição latina de Gramado-97 é a principal atração de hoje.
Trata-se de "Yo Soy - Del Son a la Salsa", de Rigoberto López Pego, uma rara co-produção entre EUA e Cuba.
O filme concretiza a heterodoxa colaboração entre o "czar da salsa" internacional, Ralph Mercado, e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas. O catalisador foi o tema: a história da música popular caribenha.
Lançado em dezembro de 96 no festival de Havana, do qual foi eleito o melhor documentário, "Yo Soy" punha as salas para dançar ao som do melhor da música cubana deste século.
A grande surpresa é a presença no filme de Célia Cruz, rainha da salsa e militante antifidelista. O depoimento de Cruz simboliza a busca de história cubana para além dos marcos da revolução.
O segundo concorrente cubano, "Pon Tu Pensiamento em Mi", será exibido nesta terça. Em seu primeiro longa-metragem, Arturo Sotto Diaz não economizou polêmica.
Ao tratar de um ator que faz falsos milagres, foi recebido com resistência pela crítica de esquerda mais ortodoxa em Cuba.
(AL)

Texto Anterior: Gramado recebe Alfredo, o outro Guevara
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.