São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia busca US$ 99,5 mi para estação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Boris Ieltsin autorizou o Ministério das Finanças a levantar US$ 99,5 milhões em fundos internacionais para a parte russa na estação espacial Alpha.
Ieltsin afirmou ainda, durante visita ao centro espacial Khrunitchev, em Moscou, que a Rússia está cumprindo sua parte na construção da estação espacial internacional. Participam também do projeto os EUA e países da Europa.
"Todos os problemas de construção da parte russa da estação foram resolvidos, inclusive os financeiros", disse Ieltsin.
A capacidade russa de cumprir o cronograma foi posta em dúvida por técnicos de outros países após a conclusão atrasada do primeiro dos 36 módulos da estação.
As dificuldades financeiras do programa espacial russo foram realçadas com os problemas da estação Mir. Estes agravaram-se desde a colisão com uma nave de carga não tripulada durante uma manobra em 25 de junho.
A colisão provocou perfuração na estrutura do Spektr, um dos seis módulos integrados à estação.
O acidente causou também despressurização imediata e perda de cerca de 40% das reservas de energia. Alguns dos painéis solares da estação -que captam energia do Sol- foram danificados, dificultando a manutenção de níveis adequados de energia.
Os giroscópios, equipamentos necessários para o controle da posição da Mir no espaço, também sofreram avarias. Para posicionar adequadamente a estação na órbita, os tripulantes recorreram várias vezes a foguetes auxiliares, que consomem muito combustível.
O comandante da missão, Vassili Tsibliev, desenvolveu após o acidente uma arritmia cardíaca. O controle da missão avaliou que os tripulantes estavam estressados e propensos a cometer erros.
A equipe de socorro chegou à Mir na quinta-feira, levada pela nave Soiuz-TM/26, e começou ontem uma semana de preparação para os reparos.
O principal assunto na agenda de ontem-procedimentos para evacuação de emergência-demonstra os problemas que o novo comandante, Anatoli Soloviov, e o engenheiro Pavel Vinogradov terão de enfrentar.
O conserto deve começar no próximo dia 20. Seu primeiro objetivo é recuperar o sistema de energia da estação espacial.
Especilistas russos e norte-americanos estão discutindo a possibilidade de o astronauta Michael Foale-norte-americano de origem britânica-participar do "passeio espacial" de inspeção do módulo Spektr.

Texto Anterior: Institutos pedem estudos sobre maconha
Próximo Texto: Queda de avião pode ter mais 2 vítimas; Acidente de ônibus mata 20 no Peru; EUA mantêm suspensão de ajuda ao Camboja; Governador argentino rejeita acordo eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.