São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano consegue acordo sobre cargos diplomáticos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diplomata norte-americano Richard Holbrooke conseguiu ontem um acordo entre os líderes das facções que governam a Bósnia. A disputa entre eles pela ocupação de cargos diplomáticos punha em risco o processo de paz no país.
Holbrooke foi o homem responsável pela negociação do acordo que levou ao fim da guerra civil, em 1995. Ele agora é o responsável dos EUA pela situação em Chipre, mas foi à Bósnia por causa da atual disputa, que já durava semanas.
Após a reunião com membros do governo da Bósnia, Holbrooke foi a Belgrado (Sérvia) se reunir com o presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic. O diplomata não quis revelar sua agenda com Milosevic, mas ficou claro que ele iria pressioná-lo para que a Iugoslávia (que reúne Sérvia e Montenegro) dê apoio efetivo ao acordo de paz da Bósnia.
O acordo sobre os cargos diplomáticos prevê que um muçulmano será o embaixador da Bósnia nas Nações Unidas; um sérvio vai representar o país junto aos EUA, e um croata ocupará a embaixada bósnia no Jação. Esses três grupos travaram a guerra civil (com croatas e muçulmanos como aliados em uma aliança sujeita a tensões).

Texto Anterior: Diana vai à Bósnia em luta antiminas
Próximo Texto: Sojourner deve subir em morro de Marte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.