São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso investigará escuta telefônica

Governo é acusado de vigiar personalidades

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Congresso do Peru decidiu ontem dar início a seu próprio inquérito sobre as supostas denúncias de escuta telefônica por agentes do serviço secreto do país.
O governo peruano já havia nomeado o promotor público Victor Salvatierra para investigar o caso.
A oposição diz, no entanto, que Salvatierra -que havia prometido imparcialidade ao assumir as investigações- estaria sendo manipulado pelo governo.
A denúncia foi feita em julho por uma rede de TV peruana, que acusava o serviço secreto de monitorar os telefones de 197 pessoas, entre as quais políticos, jornalistas, artistas e empresários do país.
A reportagem da TV agravou a crise vivida pelo presidente Alberto Fujimori. O dirigente peruano, que enfrenta uma crise de popularidade, é acusado de autoritarismo e de não respeitar a liberdade de imprensa.
No mês passado, outra reportagem questionou o local de nascimento de Fujimori. Segundo a revista "Caretas", o presidente nasceu no Japão, o que o impossibilitaria de ocupar o cargo.

Texto Anterior: Sobrevivente relata queda de avião
Próximo Texto: Erro causou acidente em Guam, afirma TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.