São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconto do Olodum; Responsabilidade masculina; Saúde; PAS; Façam o que digo...; Presos políticos; Congestionamentos; Jargões; Justiça ágil; Outra coisa; Na cara; Médicos cubanos; Prática condenável

Desconto do Olodum
"Sobre a proposta do Bando de Teatro do Olodum de estabelecer desconto de 50% para o público negro assistir ao espetáculo 'Cabaré da Raça': a primeira reação a propostas desse tipo é a acusação de racismo às avessas.
É supor que negros e brancos gozam dos mesmos direitos e oportunidades em nossa sociedade e que, portanto, nenhuma forma de apoio suplementar seria devido às populações negras."
Sueli Carneiro, coordenadora-executiva do Programa de Direitos Humanos/SOS Racismo do Geledés Instituto da Mulher Negra (São Paulo, SP)
*
"Estranha-nos que, num país tão acostumado a usar do critério racial para impedir o acesso de negras e negros a bens e serviços, a decisão tomada pelo Bando de Teatro Olodum, de oferecer desconto à população negra para a peça 'Cabaré da Raça', seja vista como racismo e como fator de uma discriminação racial incomum em nosso país: a praticada contra brancos."
Edna Roland e Rosa Vani Pereira, do grupo Fala Preta! Organização de Mulheres Negras (São Paulo, SP)

Responsabilidade masculina
"Sobre o editorial 'As mulheres e a Aids' (2/8), que focaliza mais uma vez o aumento da incidência de casos na população feminina, pergunto: por que não incluir os parceiros homens junto com as mulheres na discussão sobre a epidemia, desde que são esses os principais responsáveis pela transmissão sexual do HIV para as mulheres -seja como usuários de drogas injetáveis, bissexuais e outros homens sexualmente ativos?"
Carmen Dora Guimarães (Rio de Janeiro, RJ)

Saúde
"FHC disse que o ano de 1997 seria o 'ano da saúde'.
Ele promete e cumpre. Estamos aí com sarampo, coqueluche, tétano etc. Se bobearmos, vamos ter a volta da varíola."
Luiz Antonio N. de Souza (Viçosa, MG)

PAS
"Quanto ao noticiado sobre a liberação de verbas da prefeitura para as cooperativas do PAS, gostaria que tal empenho tivesse sido empreendido na administração pública dos hospitais municipais."
Ronaldo Bonciani (São Paulo, SP)

Façam o que digo...
"O PT convidou para o 7º Encontro Foro de São Paulo cerca de 400 representantes de organizações de esquerda e de movimentos revolucionários do continente latino-americano.
Que contribuição efetiva poderão trazer para a solução dos problemas do Brasil se não conseguiram solucionar os de seus próprios países?"
Mário de Abreu Lima (Brasília, DF)

Presos políticos
"O enclausuramento de opositores como Diolinda e outros líderes do MST e agora de policiais rebelados anuncia o surgimento de presos políticos na era FHC.
Pairando no ar, a condenação de José Rainha constituirá erro de proporções ainda não imaginadas."
Démerson Dias, coordenador-executivo da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) e do Sintrajud -Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Congestionamentos
"Frequentemente ouvimos queixas da elite contra o congestionamento das calçadas por aquelas pessoas que são condenadas, pelo desemprego, a uma vida de vendedor ambulante.
Mas ninguém se queixa do absurdo fato de a grande maioria da população perder horas diariamente uma vez que os ônibus não podem se movimentar porque as ruas estão cheias de carros que transportam uma minoria, muitas vezes ociosa."
Elias da Costa Ramos (São Paulo, SP)

Jargões
"É lamentável lermos nesta conceituada Folha os jargões do ministro Bresser Pereira sobre carreiras estratégicas ou ainda inverdades e omissões sobre quem são os funcionários qualificados e os setores mal pagos ou que estão com salários acima do mercado."
Luiz Fernando Campis (Brasília, DF)

Justiça ágil
"O artigo 'O Judiciário e o efeito vinculante' (4/8), do ministro Carlos Velloso, reflete, em última análise, o antigo anseio da população em ter uma justiça sobretudo ágil.
É estarrecedor constatar que um percentual superior a 80% dos recursos julgados por aquela corte é sobre matéria repetitiva e reiteradamente decidida de maneira uniforme pelo STF."
José Eugenio Collares Maia (São Paulo, SP)

Outra coisa
"Quanto à indignação do leitor mostrada no 'Painel do Leitor' de 1º/8, a respeito de eventual opinião deste jornal circunstancialmente contrária aos sem-terra, esquece-se ele que a maioria não é a favor do MST, como afirma, mas, sim, da reforma agrária, o que é bem diferente."
Flávio Paranhos (Goiânia, GO)

Na cara
"Somente um idiota total não vê que o Brasil já não é mais uma nação e sim uma colônia e que a famigerada excrescência chamada Polícia Militar nada mais é que um bando de facínoras."
Carlos Pessôa da Silva (Belém, PA)

Médicos cubanos
"A saúde pública depende fundamentalmente da medicina primária (ou medicina primordial). Ela é feita, em tese, no posto de saúde -porque tudo conspira contra.
O SUS, ao pagar menos de R$ 3 por uma consulta, está dizendo que essa medicina primordial não vale para pobre. O prefeito que não paga bem ao médico do posto de saúde está dizendo a mesma coisa.
O médico que se comporta como um fazedor de triagem porque ganha pouco está conivente com essa situação.
Pode acontecer também que, mesmo bem pago pelo prefeito para fazer realmente medicina primordial, o médico mantenha o esquema doentio.
É por essa lógica que um ou outro prefeito tem optado pelo médico cubano, achando que os valores negativos do capitalismo estão doentiamente introjetados na cabeça do médico brasileiro."
Luiz Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

Prática condenável
"O projeto de lei do 'crime ecológico' tem alguns defeitos. Na seção 'Dos crimes contra a fauna', um parágrafo estabelece que 'no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena'.
Isso pode ser uma abertura e um estímulo para uma prática que tem sido amplamente condenada na atualidade: a manutenção de animais silvestres em cativeiro como animais de estimação."
Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, membro do Centro de Estudos Ornitológicos (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A violência não está na arma legal
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.