São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engajamento prolongou vida

DA SUCURSAL DO RIO

Infectologistas ouvidos pela Folha acreditam que o engajamento em lutas políticas e sociais foi fundamental para que Betinho prolongasse seu tempo de vida.
Segundo Walber Vieira, que tratava do sociólogo, o contato com o vírus se deu em 1983 ou antes.
Betinho, que era hemofílico, soube que estava com o vírus em 1985.
Naquele ano e no anterior, porém, ele não recebeu nenhuma transfusão de sangue.
O próprio Betinho acreditava, inclusive, ter sido infectado numa transfusão ocorrida fora do Brasil, já que morava no exterior no período provável da contaminação.
"O que temos visto é uma relação quase imediata entre o desejo de viver do paciente e sua sobrevida", diz Carlos Alberto Morais, médico do hospital Gaffrée Guinle, na Tijuca (zona norte do Rio), um dos mais importantes do país no tratamento de aidéticos.
"Sem dúvida nenhuma, todos os meus pacientes que tentam viver normalmente retardam em muito a fase terminal", diz Saul Bteshe, que tratou do cantor Renato Russo, também morto por Aids.
Para Morais, Betinho pertencia ao grupo dos sobreviventes de longa duração -aqueles que resistem durante dez anos ou mais após o desenvolvimento da Aids.
Junto com os não-progressores (aqueles que não desenvolvem a doença), eles representam cerca de 15% dos infectados.
"Os pacientes desses grupos têm em comum uma enorme vontade de viver. Isso desencadeia processos químicos que ajudam no combate à doença", diz Morais.
Bteshe concorda com essa avaliação. "Tenho dois pacientes que estão com a doença há 11 e 9 anos e que levam uma vida totalmente normal. Isso é pela cabeça deles, porque o tratamento é o mesmo dos outros. O sucesso do Betinho foi exatamente por isso."

Texto Anterior: BETINHO EM FRASES
Próximo Texto: Aids matou dois irmãos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.