São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids matou dois irmãos

DA SUCURSAL DO RIO

Muito antes de sua agonia, o sociólogo Herbert de Souza enfrentou a dor da perda de seus irmãos Henrique de Souza Filho, o cartunista Henfil, e Francisco Mário Figueiredo de Souza, o músico Chico Mário -também vítimas da Aids.
Com a morte de Henfil, em 4 de janeiro de 1988, ganhou destaque o drama dos três irmãos hemofílicos que contraíram o vírus da Aids em transfusões de sangue. Em 2 de março de 88, morreria Chico Mário, aos 39 anos.
A primeira vez que o grande público teve uma referência de Betinho foi por causa do irmão cartunista, no final dos anos 70, quando Elis Regina gravou a música "O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, em que cantava que o país sonhava com "a volta (do exílio) do irmão do Henfil".
Henfil foi uma personalidade de destaque na oposição ao regime militar, principalmente no início dos anos 70, quando passou a desenhar para "O Pasquim" e o "Jornal do Brasil".
Com o humor e a crítica sutil de seu traço, que criou personagens como a Graúna e o Zeferino, mostrou as misérias do país.
No final dos anos 70, também a partir de Henfil, ficaria conhecida a mãe, a "Dona Maria", destinatária das cartas que o cartunista publicava na revista "Isto É" falando de problemas do Brasil.
Por ironia do destino, o arranjador, compositor e violonista Chico Mário ganhou destaque nacional à época de sua agonia e morte. Até então, ele conhecido apenas em um círculo mais restrito.
Voltado principalmente para a música instrumental, o compositor havia optado por um processo independente de criação, para fugir das exigências e limitações artísticas das grandes gravadoras.

Texto Anterior: Engajamento prolongou vida
Próximo Texto: Queixa d'El-Rey; O real na cesta; Justiça; Megalô Havelange; O país de Louis de Souza Franco; IPF, o indicador da força política de FFHH; Duda Mendonça; Coincidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.