São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vive epidemia generalizada

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil vive hoje uma pandemia (epidemia generalizada) de doenças sexualmente transmissíveis e a mais frequente é a causada pelo papilomavírus humano (HPV).
Essa é a opinião de Walter Belda Júnior, do ambulatório de DST do HC-USP. Segundo ele, os vírus são hoje os principais agentes infecciosos encontrados nos pacientes que procuram os serviços de doenças sexualmente transmissíveis em São Paulo.
Belda Júnior diz que muitas das DSTs mais clássicas -como gonorréia, sífilis, linfogranuloma venéreo e donovanose (a maioria provocada por bactérias)- são hoje menos encontradas.
O HPV provoca desde lesões microscópicas até grandes verrugas na região genital, conhecidas como condiloma ("crista de galo").
O vírus tem uma multiplicação lenta e pode demorar anos para que a lesão cresça e seja identificável a olho nu. Alguns subtipos de HPV estão diretamente relacionados com o aparecimento de lesões cancerosas em vulva, vagina e principalmente no colo do útero.
O molusco contagioso é outra doença provocada por um vírus. Ele não é exclusivamente uma doença de transmissão sexual. Em crianças, a contaminação é comum e pode ocorrer por um sistema imunológico mais imaturo.
Nos adultos, o contágio com o molusco é basicamente por via sexual. O período de incubação é variável, mas a maioria das lesões aparece em duas ou três semanas após o contato.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre os vírus que podem ser transmitidos pelo contato sexual
Próximo Texto: Herpes aparece com frequência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.