São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herpes aparece com frequência

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O herpes genital é outra DST, provocada por vírus, que está sendo vista com maior frequência.
O herpes provoca pequenas lesões agrupadas, em forma de "buquê de flores", nas regiões próximas à mucosa (revestimento interno) dos órgãos genitais. A lesão é muito parecida com a que é produzida pelo herpes nos lábios.
O herpes provoca dor no local e tem um ciclo de aproximadamente duas semanas. Depois do primeiro surto, o vírus fica "latente" (adormecido) nas terminações nervosas da região. Em momentos de estresse ou queda da imunidade, o vírus pode se reativar e voltar a provocar um novo surto.
A transmissão acontece na fase ativa da doença. Evitar o contato sexual e usar camisinha desde o início da atividade sexual podem proteger o parceiro da transmissão. Sexo oral sem proteção também pode causar o herpes genital.
Pomadas com antivirais parecem bloquear a multiplicação do herpes, diminuindo a duração da doença e aumentando os intervalos entre os surtos.
O estado do sistema imunológico da pessoa é fundamental para determinar o aparecimento e a extensão de determinadas DSTs.
Segundo Dácio Burjato Júnior, pacientes adultos que têm, por exemplo, uma grande quantidade de lesões provocadas por molusco contagioso, precisam ter sua sorologia do vírus HIV solicitada.
É comum a associação da Aids com a de outras doenças sexualmente transmissíveis.
(JB)

Texto Anterior: Brasil vive epidemia generalizada
Próximo Texto: Liga presta atendimento gratuito em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.